O blog

      O blog nasceu em março de 2014, quando faltava pouco mais de um mês para o meu casamento no mês de abril. Nesse período estava tentando não me estressar com os preparativos. Não adiantou muito como toda noiva fiquei ansiosa da mesma forma, mas escrever aqui me  tranquilizava um pouco. Escrevia sobre educação, mas os assuntos noivas negras e casamento também apareceram por aqui.
    
      Devido as atribulações da vida pessoal, o blog  ficou um tempo sem ser atualizado, voltando a ter funcionalidade em 2015. Existem postagens antes disso, apenas pontuando algumas datas. Quando recomecei  a editar o blog, percebi que ele se aproximava mais do meu trabalho e meus estudos. E ele foi ganhando novos rumos. 

Os objetivos do blog:

  • Ensino Afro-brasileiro: Reunir conteúdos para o conhecimento e ensino da cultura e história africana e afro-brasileira e educação para relações étnicos- raciais. Com direito a construção de um dicionário afro-brasileiro. Dentro desse ensino também contemplo à Pedagogia e os estudos do professor. Professor em ação: Exibir trabalhos, planos de aula e projetos de professores com temas relacionados. 
  • Literatura infantil: Resenhas de livros, arquivos de livros digitalizados e vídeos/áudios de história contada.  
  • Identidade: Refletir a importância de tais conteúdos na construção da identidade da criança. Construção de identidade quanto a etnia, classe social, a retratação na sociedade. Reconhecimento da beleza de sua própria aparência. Compreensão dos cabelos crespos como um símbolo de sua identidade.
  • Diário da Michele: Assuntos da minha vida ou reflexões com temas variados.
  • Qualquer assunto referente, de acordo com meu ponto de vista e experiências pessoais ou alguma pesquisa com referências específicas.

      Já vi coisas desagradáveis na escola,  como a preferência por professores em cobrir de elogios a aparência de determinadas crianças. Reconhecer a inteligência de alguns alunos e não valorizar a de todos. Mexer nos cabelos de forma carinhosa de uns e não retribuir o mesmo carinho aos outros. Omissões ao presenciarem situações de discriminações raciais.Tudo isso sem se preocuparem que seus alunos são crianças e se sentirão rejeitados. 
    Muitos não conseguem externar o que sentem nesses momentos e começam a rejeitar eles mesmos. Passam a acreditar que não merecem mesmo atenção, depois de várias vezes vivendo situações assim. Por isso é tão importante o assunto construção e entendimento da identidade étnica. 
    A reação dos que eram deixados de lado ou eram vítimas de crime racial me motivaram a trazer o assunto "Educação para Relações Étnicos Raciais" para o blog. Assim mães saberão identificar e classificar o que seus filhos passam e sentem e os professores que fazem sem perceber se reeducarão e mudarão suas atitudes. 
     Os que fazem "percebendo e querendo", não pertencem mas aos assuntos educação ou reeducar.  
     Todos aqueles que desejarem vir aqui, fiquem à vontade!
Por Michele Santos.
  Atualização de 18/11/2015: Dia do nascimento da página do blog no Facebook.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...